Campo Grande-MS, 25 de April de 2024 Campo Grande-MS, 25 de April de 2024

DIA MUNDIAL DA ÁGUA E PARTICIPAÇÃO DE JOVENS DO PANTANAL EM ATO PÚBLICO

No dia 22 de Março de 2022, Dia Mundial da Água, a UNESCO alerta para o uso sustentável de águas subterrâneas. A água subterrânea representa 99% de todo o recurso disponível na Terra segundo relatório da UNESCO. Os Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal se unem à manifesto junto às entidades e movimentos sociais do Pantanal em Cáceres, Mato Grosso.



Durante o manifesto, os jovens Danúbia da Silva Leão, na foto à esquerda, e Joelson Soares, na foto à direita, iniciaram a live pelo Instagram dos @jovensrbpan https://www.instagram.com/tv/CbabtuIDW_P/?utm_medium=share_sheet  saudando as águas do Rio Paraguai de Cáceres/MT à Corumbá/MS no Dia Mundial da Água.



Também participaram da live a coordenadora dos Jovens RBPan Maria Rita Schimitt e o Coordenador das RBs do Brasil e da RBPan.



Juntos realizaram uma pequena reflexão sobre a necessidade a data que é um alerta para todos e que a juventude do Pantanal está unida pelas áreas úmidas e estão lutando em Defesa do Rio Paraguai e do Pantanal.



Estes momentos se fazem necessários, pois o Pantanal e o Rio Paraguai vêm sofrendo ameaças nos últimos anos como: incêndios, avanço de empreendimentos em seus rios como ampliação da Hidrovia Paraguai-Paraná com a instalação de portos, projetos de hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas, contaminação por agrotóxicos, mineração, entre outros, que está afetando a vida das populações tradicionais, ribeirinhas e toda a biodiversidade.



Estes e outros temas foram tratados durante o Ato Público em Defesa das Águas do Rio Paraguai e Pantanal, Cáceres, Mato Grosso.



Durante o ato houve concentração das entidades e movimentos sociais no caís da Praça Barão do Rio Branco; Caminhada da SICMATUR até a Câmara Municipal de Cáceres onde lideranças apresentaram cartas e documentos às autoridades e em seguida seguiram em carreata até a cachoeira da Comunidade do Facão.



 




Categorias