GEF Terrestre - Atualização 2022 - Produto - Biosfera do Pantanal
Campo Grande-MS, 29 de March de 2024 Campo Grande-MS, 29 de March de 2024

GEF Terrestre


GEF Terrestre - Atualização 2022

Atualização 2022 - O Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre) vai atuar nos três biomas com menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.


O Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre) vai atuar nos três biomas com menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): o Pampa com 2,9% de áreas protegidas, o Pantanal 4,6% e a Caatinga 9%.

Serão utilizadas três estratégias para promover a conservação nestes biomas. São elas: (1) expansão e consolidação do SNUC, por meio da criação de novas Unidades de Conservação (UCs) e do aumento da efetividade das já existentes; (2) restauração da vegetação nativa; e (3) Planos de Ação Nacionais de espécies ameaçadas. E contará com o envolvimento de comunidades locais e proprietários do entorno das UCs.

A iniciativa tem como parceiros o ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e órgãos estaduais, sob coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente. Recebeu a doação de cerca de USD 32 milhões do Fundo Global para o Meio  Ambiente (GEF), que tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o FUNBIO como executor financeiro. Tem duração prevista de 5 anos.

GEF TERRESTRE (funbio.org.br)