Macro Etapas do Selo RBP - Produto - Biosfera do Pantanal
Campo Grande-MS, 29 de March de 2024 Campo Grande-MS, 29 de March de 2024

Selo RBP


Macro Etapas do Selo RBP


SELO DA RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL: INICIATIVA AMIGA RBP

O selo “INICIATIVA AMIGA RBP pretende estabelecer padrões macro de sustentabilidade para o Pantanal e aproximar aos padrões e critérios pré-existentes nacionais e internacionais, além de identificar as iniciativas, os empreendimentos comunitários, as empresas e demais atividades econômicas que pertencem ao limite geográfico da Reserva da Biosfera do Pantanal, conforme critérios socioambientais, mostrando o crescimento frente às ações de uso sustentável do Pantanal.

Apresentação 2ª Reunião (Selo + Símbolo RBP)

 
SÍMBOLO GRÁFICO

Ao fazer a pesquisa para o símbolo do selo, foi localizada uma notícia sobre como as queimadas tiraram a vida de muitos animais e deixaram outros feridos,  dentre as noticias uma imagem marcante de um voluntário segurando a "pata queimada" de uma onça chamou a atenção. A partir deste cenário, foi pensado o relacionamento de amizade entre o homem e a natureza, ilustrado com a pata da onça e a mão humana juntas como um toque de amizade e colaboração.

Para garantir a relação entre o selo e a marca da Reserva da Biosfera do Pantanal, foram utilizados elementos visuais semelhantes, como o padrão indígena e as cores da marca.

ETAPAS DO SELO INICIATIVA AMIGA RBP

Para adquirir o selo é preciso percorrer por 3 etapas:

  1. Adesão,
  2. Apreciação,
  3. Concessão.

A primeira fase é a inscrição da empresa que solicitou a adesão do selo por meio de um formulário online de cadastro​, para isso será necessário o envio de documentos identificadores (CNPJ, CNPJ Rural, Registro de produtor rural – CAP)​.

Na próxima etapa o respectivo Comitê Estadual analisa os documentos e o parecer, para conceder ou não a permissão do uso do selo.

A última etapa ​é o parecer de recusa ou elaboração do certificado do selo INICIATIVA AMIGA RBP, com a entrega do certificado e manual da marca digitalmente​.

Acessar o Termo de Adesão

 

CENÁRIO DE ABRANGÊNCIA

Para garantir o acompanhamento de dados das empresas da região pertencente à Reserva da Biosfera do Pantanal, foi desenvolvido um painel com dados atualizados. Este painel fornece informações como: nome da empresa, localização geográfica, contato, porte empresarial, CNAE, entre outros.

Acessar plataforma