Nova Identidade Visual - Produto - Biosfera do Pantanal
Campo Grande-MS, 28 de March de 2024 Campo Grande-MS, 28 de March de 2024

Selo RBP


Nova Identidade Visual


 

A nova marca da RBP

A biosfera é um conjunto de partes do planeta terra, necessárias à existência da vida animal e sua relação com o ambiente, pois o mesmo é alterado dependendo da ação dos seres que nela habitam. A Reserva da Biosfera do Pantanal se encontra presente em três estados, onde cada um possui leis, culturas e hábitos distintos.

Apesar dessa distinção, ainda têm algumas peculiaridades e características compartilhadas.O principal atributo em comum é a fauna e a flora, mas também estão presentes várias etnias indígenas e culturas de trabalho entre os moradores.

Visto isso, foram selecionados três signos principais para representar a biosfera: a Fauna, a Flora e a interação do Homem.

O Símbolo gráfico foi construído sob o formato de uma mandala, um símbolo que simboliza a união e a relação do todo e a luta pela unidade.

  • A flor do aguapé, planta característica da região e também utilizada por muitos habitantes locais para o artesanato foi escolhida para simbolizar a flora.
  • A Sucuri tem um formato que remete às curvas dos rios da região, e por isso foi escolhida para representar a fauna.
  • Por fim, o elemento humano foi representado pelo padrão de pintura étnico, e o berrante do homem boiadeiro, viajante e preservador da cultura pantaneira, ícone da cultura da região.
  • Os tons de ‘Azul’ configuram relação com o ciclo das águas, elemento característico do Pantanal.